quinta-feira, 10 de junho de 2010

As imagens na Idade Média (Românico)

(O cosmo como grande homem e o homem como pequeno cosmo)


-Proporção, esquilíbrio, justiça

-Cor e luz como simplicidade e qualidade divinas

-Objetivo de conquistar novos territórios e recuperar a verticalidade

-Obcessçao da sobrevivência que dominou o espaço e o tempo e que desbravou as florestas

-Tensão existencial

-Mundo que introduziu a razão no universo simbólico

-Invenção do purgatório entre inferno e paraíso com o propósito de equilíbrio

-Sistema feudal: coloca em evidência as estruturas, mentalidades, contradições, os dinamismos e as inércias que a Cristandade latina levou à sociedade e civilização ocidental contemporânea

-Homem : autoridade sobre as imagens

-Influência de estéticas, formas ao modo Romano





SÉCULO VI A XII

-476 d.c-> tomada de Roma pelos povos bárbaros

-Tentativa de retorno à valorização do espírito

-Igreja como representante de Deus na Terra

-Valores (estética) cristãos na vida e na sociedade

-Estética transferida para a vida e refletida na história do homem comum


ASPECTOS FORMAIS

-Poder e solidez representados nas imagens

-Imagens como oferendas à divindade

-Imagens como possibilidade para o conhecimento das narrativas e dos valores morais e estéticos

-A natureza invariavelmente religiosa das imagens

-Formação e colorismo nas imagens

-Vitrais conferindo maior imponência e espiritualidade





BASILICAS NA FRANÇA E ITÁLIA
-mercadores, filósofos e artesãos entravam pela porta da frente e os clérigos pelas laterais. Isso fazia parte de uma educação estética e moral cristã.
-momento de conhecer a vida de Jesus
-não utilizavam mais o ouro, pois a imagem era mais importante do que o material
-a luz está na mensagem bíblica, na mensagem divina e não mais no homem
-igreja buscava simplicidade formal




PRINCÍPIO TRANSMUTATIO
-busca doentia pela transformação de metal pobre em valioso
-Por essa tensão entre matéria e espírito, a igreja se afastou dos ouros, pois Deus não está na matéria e sim está materializado na terra através de Jesus


TALES E PITÁGORAS
-influenciaram diretamente nas construções dessas catedrais
-Circularidade: forma mais perfeita que Pitágoras conseguiu alcançar, a partir de números matemáticos
-cor e luz era fundamental para eles
-para eles era possível sentir Deus
-verdade encontrada a partir da circularidade

PERÍODO GÓTICO
-exaltidão numérica e ordem matemática são proncípios estéticos fundamentais
-proporção, equilíbrio, justiça entre homem e Deus
-o belo como ordem geométrica
-cor e luz como qualidades divinas
-início da questão da autoridade artística
-idade das trevas = obscuralismo clerical
-cores elementares
-zonas cromáticas definidas = alta definição =ORDEM
-tribunal da inquisição

SÉCULO XII A XV
-empenho no retorno à valorização do espírito
-igreja como representante de Deus na Terra
-igrejaXmisticismo e cultura clássica
-valores(estética) cristãos na vida e na sociedade (pessoas educadas a partir das imagens da igreja)
-Oriente Médio dominado por turcos muçulmanos
-grandes navegações financiadas pela igreja
-igreja contra os alquimistas, misticos e astrólogos, interessados na astrologia
-comercialização com Índia e China das imagens cristãs
-igreja tinha preocupação com a ordem
-poder e solidez representados nas imagens
-imagens como oferendas à divindade
-imagens como possibilidade para o conhecimento das narrativas e dos valores morais e estéticos
-a natureza invariavelmente religiosa das imagens
-verticalismo na arquitetura, complexidade decorativa
-crença na existência de um Deus que vive num plano superior
-tudo se volta para o culto, projetando-se para o céu
-a rosácea transmite, através da luz e da cor, o contato com a espiritualidade e a ascenção ao sagrado
-a questão da autoria: o produtor como autoridade
-o Transmutatio para a hipótese da rejeição ao ouro



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